O desmame tem seu início com a introdução alimentar, quando o bebê é apresentado a uma nova forma de se alimentar, mas sabemos que a amamentação vai muito além da alimentação, ela é também uma poderosa ferramenta de vínculo e comunicação da mãe e a criança.
O que é o desmame gradual?
O desmame gradual consiste em organizar as mamadas e reduzi-las ao invés de interromper a amamentação de maneira abrupta. Este processo pode durar semanas ou até meses, permitindo que tanto o corpo da mãe quanto a criança se adaptem às mudanças. A ideia é que a amamentação deixe de ser a principal fonte de nutrição e conforto para a criança, que passa a obter isso de outras fontes, como a alimentação sólida e o vínculo afetivo com outras atividades.
Importante: o leite é o principal alimento para os bebês até um ano de idade, a recomendação é que a criança seja amamentada até os dois anos de idade ou mais, o leite materno não perde suas propriedades e é uma rica fonte de proteção para a criança.
Desmame como um processo de comunicação
Falar do desmame como um processo é ampliar a comunicação dessa mãe além da amamentação. Isso significa ajudá-la a identificar as necessidades do bebê e atendê-las de outras formas. Embora pareça simples, na correria do dia a dia, muitas necessidades, como sede, fome, medo e cansaço, são automaticamente supridas pela amamentação.
Olhar para esses aspectos e se antecipar pode ser um grande facilitador na mudança do relacionamento entre mãe e filho. O desmame não precisa ser uma experiência negativa; ele pode ser feito de forma respeitosa, no tempo certo, respeitando tanto a mãe quanto a criança.
Benefícios do desmame gradual
- Menos desconforto para a mãe: Ao reduzir gradualmente a amamentação, a produção de leite também diminui de forma progressiva, o que pode evitar o ingurgitamento mamário, dores e até mastite.
- Adaptação emocional: A amamentação não é apenas uma fonte de alimento, mas também de conforto e segurança para a criança. Com o desmame gradual, a crainça tem mais tempo para se adaptar a essa nova fase e encontrar outras maneiras de se sentir seguro e acolhido.
- Manutenção do vínculo: Muitas mães temem que o desmame possa impactar o vínculo com o bebê. No entanto, ao fazer a transição de forma gradual, esse laço pode ser mantido por meio de outras formas de carinho, como abraços, brincadeiras e momentos de aconchego.
- Prevenção de efeitos negativos na saúde mental: A interrupção abrupta da amamentação pode trazer uma carga emocional forte para a mãe, devido às mudanças hormonais e ao impacto psicológico. O desmame gradual permite que essa transição seja mais suave.
Como iniciar o desmame gradual?
- Organização das mamadas diurnas: Neste momento a mãe escolherá entre 3 e 4 mamadas que são as mais importantes para a criança.Depois de escolhidas, a mãe irá associar a mamada ao evento que ocorre no horário, exemplo, na mamada de manhã poderá ser associada ao acordar, e estas mamadas poderão ser representadas de forma visual, desenhadas pela criança e ficarão num lugar visível.
- Substitua uma mamada de cada vez: Comece eliminando uma mamada, de preferência aquela que parece menos importante para o bebê. Muitas mães preferem iniciar com as mamadas durante o dia, mantendo as noturnas por mais tempo.
- Ofereça alternativas: Quando você decidir substituir uma mamada, ofereça outra fonte de conforto ou distração, como um lanchinho, uma bebida, ou uma atividade divertida. Observe os sinais que a criança traz, quais são as suas necessidades quando pede para mamar.
- Escolha um lugar fixo para a amamentação: Ao escolher uma poltrona ou sofá específico ficará mais fácil organizar as mamadas.
- Mantenha momentos de conexão: Se a amamentação era um momento especial de conexão, tente substitui-la por outro tipo de interação afetiva, como ler um livro juntos, cantar uma canção ou simplesmente ter um momento de carinho.
- Seja flexível: O desmame gradual não segue um cronograma rígido. Respeite o ritmo da criança e esteja pronta para ajustar o processo conforme necessário. Alguns dias podem ser mais fáceis do que outros, e está tudo bem.
O que devemos estar atentas durante o desmame:
- Blusas muito decotadas
- Tomar banho junto
- Carregar pela frente por muito tempo
- Sentar-se em alguma poltrona que sempre amamenta
- Ficar sentada por longos períodos
Quando evitar o desmame gradual?
Existem alguns momentos em que pode ser mais difícil para a sua criança lidar com o desmame, como durante doenças, surtos de crescimento ou grandes mudanças (como a chegada de um irmãozinho, a volta ao trabalho da mãe, inicio do ano letivo ou adaptação a escola). Nesses casos, pode ser útil esperar até que a criança esteja mais estável emocionalmente antes de iniciar o desmame.
Lembre-se de que conversar com a criança é imprescindível
O desmame gradual é uma maneira respeitosa e suave de finalizar a jornada de amamentação, permitindo que tanto mãe a criança se ajustem de forma saudável e equilibrada.
Como em todas as fases da maternidade, não existe um único caminho certo, e o desmame deve ser feito de acordo com as necessidades e circunstâncias de cada família. O mais importante é que essa transição seja feita com carinho, paciência e respeito.
Caso precise de ajuda para elaborar um plano específico para a sua necessidade envie uma mensagem e conversamos sobre a sua questão.